Pesquisar
Agendar Atendimento Presencial

Serviços

ver todos

Homem brasileiro morre mais porque se cuida menos

O descuido com a saúde é uma das causas de os homens brasileiros viverem menos que as mulheres. Enquanto a expectativa de vida deles é de 68 anos, elas vivem, em média, 76. Também segundo dados do Ministério da Saúde, a cada três pessoas que morrem de qualquer causa, duas são do sexo masculino.

De acordo com o coordenador de Saúde do Homem do Ministério da Saúde, Baldur Schubert, isso acontece porque eles cuidam menos do próprio corpo. Além disso, os mais jovens costumam se arriscar mais.”Nós observamos que, dos 20 aos 30 anos, de cada cinco óbitos, quatro são de homens e esses óbitos são devido a causas externas, acidentes de trânsito, acidentes de trabalho, violências no sentido geral, homicídios, suicídios, tudo isso faz com que os homens morram precocemente, aí também está implicado o consumo de álcool”, revela.

Os homens também costumam deixar pra lá os exames periódicos – o que pode causar uma demora no tratamento e na recuperação dos pacientes. Esse não é o caso do bancário Adriano Almeida, de quarenta e quatro anos. “Acho que nunca é demais a gente ver como está nossa saúde. Não resta dúvida que é de suma importância, eu acho que através de um simples exame você pode detectar qualquer problema que pode ser diagnosticado e tratado”, afirma o bancário Adriano Almeida.

Para incentivar os homens a procurarem mais o médico, o Ministério da Saúde lançou em agosto a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem.

Clique aqui e ouça a notícia na Rádio Cremepe

Da Assessoria de Comunicação do Cremepe.
Fonte: Ministério da Saúde